Tião, Cacau e Viola
Projeto executado através da lei de incentivo "Lei Paulo Gustavo" de Cascavel - PR. Tem como resultado a execução de um roteiro de 112 páginas no total. A próxima etapa será o início da criação visual.


Imagem criada em 2021 pelo proponente do projeto quando já sonhava e imaginava como seria a ambientação da história que agora deu seu primeiro passo.
Inspiração musical
Sinopse
Tião, Cacau e Viola é a emocionante história de um avô e sua neta que viajam no tempo para salvar sua terra natal, devastada por uma maldição após a destruição da floresta. No passado, Tião reencontra sua família e descobre que Carlo, um antigo aliado, traiu sua promessa com Deus.
01
Objetivos do Projeto
- Fortalecimento e valorização da identidade cultural regional para que seja levada a conhecimento da comunidade cascavelense, de outras regiões do Brasil e do mundo.
- Resgate de memórias vividas pelas gerações passadas no Paraná, presenteando-as com a nostalgia de reviver os anos 60 no interior do estado.
- Abrir caminho para a produção audiovisual concreta, para resultados ainda mais concretos.
- Com as contrapartidas, trazer à comunidade Cascavelense perspectivas de diferentes possibilidades de produções culturais, como a animação 3D, bastante incomum na região.
02
Contrapartidas Executadas
- Participação como Oficineiro no Festival da Lei Paulo Gustavo promovido pela Secretaria de Cultura de
Cascavel
- Ministradas 5 oficinas para jovens do Colégio Padre Carmelo Perrone em Cascavel/PR, compartilhando experiências na roteirização de animação.
03
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tratados no roteiro - Critério Obrigatório para aprovação do projeto
- O ODS número 4:
“ Educação de qualidade” , em referência à meta número 4.7 inquestionavelmente e permeado por todo o roteiro, dei destaque à cultura paranaense.
- O ODS número 15: “Vida terrestre ”, foi representado na relação do personagem principal com a conservação da natureza, já que o pequeno agricultor, busca retomar seu contato com as plantas e os animais da região onde vivia, cercado de vida e paz, valorizando o respeito pelo meio ambiente.
- Por fim, O ODS número 2: “Fome zero e agricultura sustentável” , representando o agricultor, suas dificuldades, preocupações, cuidado com o solo, diversidade genética das plantas cultivados e animais domesticados, conforme a meta número 2.5 sugere.